sexta-feira, 2 de março de 2012

10 Mitos Sobre os Introvertidos







Estava revirando umas coisas que encontrei na internet e achei esses mitos. Traduzi e até pensei em comentar, mas acho que os próprios mitos falam por si só. Se você tem um amigo introvertido ou conhece alguém que é e não sabe como lhe dar, tá aí uma boa opção. Também se quiserem me conhecer melhor...



Mito #1 – Introvertidos não gostam de conversar.
Isso não é verdade. Introvertidos não falam a não ser que tenham algo para falar. Eles odeiam conversas curtas. Pegue um introvertido falando sobre algo do interesse deles e eles não vão calar a boca por dias.

Mito #2 – Introvertidos são tímidos.
Timidez não tem nada a ver com ser introvertido. Introvertidos não necessariamente precisam ter medo de pessoas. O que eles precisam é de uma razão para interagir. Eles não interagem por amor à interação. Se você quer falar com um introvertido, comece puxe assunto. Não se preocupe em ser educado.

Mito #3 – Introvertidos são rudes.
Introvertidos geralmente não vêem uma razão para ter rodeios com gentilezas sociais. Eles querem que todos sejam reais e honestos. Infelizmente isso não é aceitável na maioria dos casos, então eles pode se sentir muito pressionados para se encaixar, o que eles acham exaustivo.

Mito #4 – Introvertidos não gostam de pessoas.
Muito pelo contrário, introvertidos valorizam muito os amigos que tem.
Eles podem contar com seus amigos mais próximos. Se você é sortudo o suficiente para um introvertido te considerar como amigo você na certa terá um amigo leal por toda a vida! Uma vez que você ganha esse respeito, você o terá pra sempre.

Mito #5 – Introvertidos não gostam de sair em público.
Nonsense! Introvertidos apenas não gostam de sair em público POR MUITO TEMPO. Eles também gostam de evitar certas complicações que acontecem em atividades públicas. Eles captam o ambiente muito rapidamente, e como resultado não precisam permanecer no lugar por muito tempo apenas pra “se encaixar”. Eles estão prontos pra ir pra casa, se recarregarem e processarem tudo. Na verdade, essa recarga é crucial para os introvertidos.

Mito #6 – Introvertidos sempre querem estar sozinhos.
Introvertidos se sentem perfeitamente confortáveis em seus próprios pensamentos. Eles também pensam muito. Eles “viajam” muito.
Eles gostam de ter problemas pra solucionar, quebra-cabeças pra resolver. Mas eles também podem se sentir extremamente sozinhos se não tiverem alguém com quem compartilhar suas descobertas. Eles desejam uma autêntica e sincera conexão com UMA PESSOA de cada vez.

Mito #7 – Introvertidos são estranhos.
Geralmente os introvertidos são individualistas. Eles não seguem “a galera”. Eles preferem ser apreciados pela forma curiosa como vivem. Eles pensam por eles mesmos, e por isso eles constantemente desafiam o “normal”. Eles não tomam a maioria das decisões baseadas no que é popular ou no que está na moda.

Mito #8 – Introvertidos são nerds reservados.
Introvertidos são pessoas que primeiramente gostam muito de observar a si mesmos, prestando bastante atenção aos seus pensamentos e emoções. Não porque eles são incapazes de prestar atenção ao que está acontecendo à volta deles, mas porque mundo interior deles é muito mais estimulante e gratificante para eles mesmos.

Mito #9 – Introvertidos não sabem como relaxar e se divertir.
Introvertidos normalmente relaxam em casa ou na natureza, não em lugares públicos e lotados.  Eles não são caçadores de emoções ou viciados em adrenalina. Se tiver muito barulho e conversa ao mesmo tempo eles se calam. O cérebro deles é muito sensivo a um neurotransmissor chamado Dopamina. Introvertidos e extrovertidos têm maneiras diferentes de dominar suas vias neurais. Preste atenção nisso.

Mito #10 – Introvertidos podem mudar e se tornar extrovertidos.
Um mundo sem introvertidos seria um mundo sem muitos cientistas, músicos, artistas, poetas, diretores de cinema, médicos, matemáticos, escritores e filósofos. Dito isto, há muitas técnicas para extrovertidos interagirem e aprenderem com os introvertidos. (Sim, eu reservei esses dois termos pra mostrar o quanto nossa sociedade pode ser tendenciosa.) Introvertidos não podem “se resolver” e merecem respeito pelo seu temperamento natural e por suas contribuições à raça humana. Na verdade, um estudo (Silverman, 1986) mostrou que há uma grande porcentagem de introvertidos com alto QI.  

3 comentários:

  1. Adorei, Thiago! De quem é o texto? :D Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Malu, eu não faço ideia. Vários blogs postaram mas não colocaram autoria alguma.

    ResponderExcluir
  3. interessante. Sou uma introvertida, confesso! Às vezes não me sinto confortável rodeada de muitas pessos, mas isso, de forma alguma, significa que eu tenho algum tipo de aversão a elas. As pessoas criam muitos rótulos, estereótipos que as impedem de ver as coisas como elas realmente são! .. Adorei o blog, estou seguindo, peço que me siga de volta.
    lo-ve-ly.blogspot.com

    ResponderExcluir